26.6.10

De DNK para vocês.. =)

Olá =))

Bem já cá estou!
A viagem de avião foi deliciosa.. quando não estava a dormir estava deliciada com a vista. No corredor andava um hospedeiro de bordo morenaço, olhos verdes.. brutaaaal! e pela janela um mar delicioso e nuvens que pareciam estrategicamente plantadas. (tenho fotoss!!) Uma das vezes que acordei, tinha a minha janela com GELO do lado de fora obviamante.
Ah! No aeroporto(Faro) encontrei uma das promotoras da escola que conheci no info meeting, a Inga austríaca de gema, portanto fiz a viagem muito bem acompanhada. Vi algo maravilhinha lá do alto que a minha camara não conseguiu captar. Uma casa branca com telhado preto que para se ver lá do alto seria no minimo um castelo com um enooooorme lago. Inesquecivel.
Mal sai do autocarro com asas (9p.m.) deparei-me com um sol alto e friinho =) entro no aeroporto e MUUUU! silêncio absoluto. Embora andassem lá pessoas não faziam o mínimo barulho. O Connels (húngaro) estava a nossa espera.. 40min de Billund até Holsted. Pelo caminho apenas pude ver enooormes latifúndios de trigo e centeio e florestas. Passamos pelo centro de Ribe e pessoas apenas vimos uma... e porque estava na hora de passear o jeco. Pura sorte de ocasião portanto!

Chegados cá, tinha a Cristiana e o Teo à minha espera.

Cristiana Ganisceslau é a minha companheira de quarto e do meu team (October Team) =D
Tem 24 anos é romena e é orfã :(
É a nossa cozinheira do momento, hoje já a estive ajudar na cozinha.

Teo é residente da casa tem tipo 2metros de altura e 50 de pés. Genau!
Tem 20 anos e é nigeriano, tem uma enooorme familia que paga para ele viver à lord aqui.
É deficiente físico, uma seta trespassou os dois joelhos e agora tem aquelas pernas tipo quebra-nozes.
É uma simpatia, transportou a minha mala d 16kg num ápice do carro até ao meu quarto (o qual tinha um papel na porta a dizer Daniela Pinto ~ October Team =)

A cris foi a minha guia ontem.. mostrou-me toda a escola e apresentou-me a todas as pessoas assim : Look this is Daniela the portuguese girl! =) e todos pareciam imediatamente reconhecer-me! Digo-te que sensação estranha!! Apesar de estar cheia de fome, quase não comi. Deixaram jantar para mim e eu tinha semelhante nó no estômago que dei duas garfadas e arrumei o prato.
Vim para o quarto arrumar as minhas coisas, pijama e cama. Anoiteceu pelas 23:15!

DIA 2

Dormi 12horas :) mas o dia já tinha amanhecido pelas 3horas da matina.
tenho o fim-de-semana por minha conta.
Acordei com um céu cinzento e temperatura a convidar a um casaco.
Fui destemida até a cozinha e notei que o meu estômago tinha desembrulhado desde o dia anterior e fui direita ao pão. Leite frio e um pão com compota de maçã! GUT!
Ou não. O leite é bom mas o pão.. é uma espécie de broa de Avintes.. só que não sabe bem como a broa de avintes muito menos com compota de maçã! Bebi o leite e educadamente mandei fora o pão! Alminhas!
Entretanto fui para a varanda e encontrei o 'nosso' gato, o Zeca ('nosso' porque ele pertence a um vizinho qualquer só que passa a santa vida no jardim da escola).
Com ele estava o José um português com quem depois de almoço fui conhecer a vila.
Bem primeiro fomos conhecer os principais serviços aqui na vila e paramos numa feira de 2ª mão.. num armazém para lá de grande com um cafezinho muito agradável ( e único nesta santa terra). Por uma caneca de café pagam-se 10 DKK, qualquer coisa como 1,5€. E temos direito a refill portanto vale a pena. Do lado de fora tem um homem a tocar orgão sem parar. E podemos fumar.. awesome!
Entretanto o senhor meteu-se comigo e pediu-me para lhe ensinar a minha língua.
Então aconteceu o clássico aprendeu os números em português e eu em danish.
Estive com um ouvido na música do senhor simpático e nas mil aventuras e conselhos para a vida do José.
Uma para vos fazer rir.. 'Nunca sentar na mesa com um alemão. São lavajões a comer! O José colocou na mesa onde faz todas as refeições uma bandeira da Dinamarca ( na qual eu, por acaso, eu tinha reparado) para sinalizar a mesa onde se age civilizadamente. Portanto o Clement, o alemãozinho, já sabes que onde estiver aquela bandeirinha não é bem recebido! LOLOLOL Anterior aquela bandeira esteve um porco de louça, o qual o José apontava quando o Clement se armava em suíno. Arrancou-me umas boas gargalhadas.
Não resisto a contar-vos outra: Por cá toda gente vive na base da confiança.. Dizem não haver ladrões por aqui. Portanto as casa não tem muros ou portões.. nem tão pouco cortinas nas janelas. Nada por aqui está fechado pois acreditam estar seguro onde quer que esteja!! Adiante.. Num dos seus passeios o José encontrou uma bicicleta derrubada no passeio sem ninguém por perto. Isto é uma imensa planicie, portanto, dá mesmo para ver se está alguem nas redondezas ou não. Pasmado com semelhante achado levantou a bicicleta e foi à vala(paralela ao passeio) verificar se o dono não teria caido pra lá. Como não estava lá ninguém continuou a sua caminhada. E hoje quis ir verificar a situação actual da bicla. Ri-me às gargalhadas obviamente.
Nesse armazém podemos encontrar de tudo.. e quando digo tudo é tudo. Desafia-me com algo arrojado e logo te digo se nao há por lá.. Só para aguçar a curiosidade: um cesto com pernas soltas de bonecas.
Até então, não tinha visto vivalma nesta terra VERDE.
Entretanto saimos e começou o reconhecimento do território. Passeamos a vila de ponta a ponta..
Isto é verde, verde, verde e cheira bem. Florestas cheias arvores de diferentes espécies e flores e pássaros.. Limpas.. Subtilmente rasgadas por caminhos de alcatrão. Através destes conseguimos percorrer toda a vila. E nem se quer vemos ou ouvimos os carros. A reter.. Som: pássaros e ocasionalmente riachos; Aroma: Erva ou flores; Imagem: VERDE!! =)
Corremos tudinho e voltamos para jantar já perto da hora de jantar (7pm). Quando chegamos ainda fui ajudar na cozinha na esperança de os demover a usar pimentos! Tudo leva pimento com esta canalha! Tive o Norbi a rondar-me.. hoje era o dia dele trabalhar na cozinha portanto estava maravilhado por eu me ter oferecido para ajudar.

Norbi ~ April Team *I think
Húngaro
Mais novo que eu aparentemente.. mas bem parecido.. Parece mesmo português pena que quando abre a boca sai um inglês imperceptivel. Eu bem tento.. Ai se tento! E logo hungaros que tanto gosto! Mas não é nada fácil!!
Durante o jantar combinamos ir amanhã até Fredericia que fica à beira-mar a 70km daqui. De comboio são 119DKK ir e vir. A Cristiana disse que não podia suportar a viagem pois não tem qualquer dinheiro e não sabe quando irá ter. Portanto faria a viagem de bicicleta. Eu que ainda estava de boca aberta por saber que ela estava aqui lisa como uma tábua disse que lhe faria companhia na viagem. O José não dobrou na questão do transporte até porque diz que não aguenta. O Ion que está na mesma situação da Cris disse que também se juntava a nós.
Ion (...) October team =)
48 anos chegado à escola depois de 30horas de camioneta partido da Roménia assim como a Cristiana.
A Inga pressionada pelo clima instaurado disse que bom, bom era cada um dar 5DKK e irmos no carro da escola. Ao que a Cris e o Ion responderam.. Não temos esse dinheiro.
Assim sendo, logo que o jantar terminou fomos testar as bikes! A caminho da casa de arrumos perguntei a C porque estava triste. E ela com um olhar de partir tudo disse-me que não estava triste mas preocupada. Porque não tinha casa para onde voltar. Portanto tinha de dar sorte por aqui mesmo. Eu(ainda armada em burra): E a tua familia? C:os meus pais ja morreram.
A Cris já tinha uma bicicleta debaixo de olho, mas que me deu pois sabia que aquela sim era segura. Acreditam? Obvio que não aceitei. E escolhi outra.
Ah.. Antes do Ion chegar nenhuma bicicleta estava em condições de ser utilizada. Ele a partir de uma reparou todas as outras.. algumas 6 acho eu.
A cris depois de 1minuto em cima da bicicleta espalhou-se no chão.. por sorte na terra.
Entretanto fomos testar as ditas numa voltinha pela vila... e imaginem já começo a reconhecer o caminho para casa. *Ovação para mim*

Chegadas.. mais uma caneca de café e uma de chá ( sim! porque a Cris diz que não pode beber café se não perde o sono... Ela bebia um dos nossos e ficava acordada para todo o sempre =) e quarto tratar da internet (Agi did it =). E aqui estou eu há horas a escrever-vos intercaladamente com conversas no messenger.

O mais giro de tudo é que naturalmente comecei a falar inglês como se o tivesse falado toda a vida. Até com o José cá na escola falo em inglês para que todos os outros possam participar na conversa. Já senti o quão mau é estar ao pé de 3 romenos a rasgar o silêncio com sons que não me dizem rigorosamente nada!!

P.S. - Gajas, as mulheres por cá pintam o cabelo de preto e claro sobejam as sobrancelhas e as pestanas em loiro celeste! Onde é que eu já tinha visto exactamente o contrário?? Alguem me ajuda? =)

Grata pela vossa atenção =)

Deviam-só-ter-me-visto :)

1 comentário:

  1. Gostei tanto.Parece que me levaste de viagem até aí.
    Adooooooooro pormenores:)
    A Cris...mas que ser humano mais amoroso...:)

    ResponderEliminar